Além do projeto “Bullying? Tô fora!”, da professora Rúbia Marluza Grade, nossa escola está fazendo parte do projeto pedagógico “Arte para a vida”, da Turma do Dionísio, de Santo Ângelo e está engajada de tal maneira que estão sendo realizadas durante o ano em curso diversas formas de abordagens sobre essas questões. Para as turmas do Ensino Fundamental Séries Finais, no último dia 20/08/12, houve no ginásio da escola, a apresentação da peça teatral “Virada na Vida”, que está ligada à informação e à conscientização sobre a vida e o uso das drogas, muito bem idealizada numa promoção conjunta com a Promotoria de Justiça Regional de Educação de Santo Ângelo, OAB, Ministério Público do Trabalho, Procuradoria, ACISA, SOS Vida e o grupo de teatro A Turma do Dionísio, o qual protagonizou o espetáculo.
A peça fala sobre o consumo de drogas lícitas e ilícitas, principalmente entre os jovens e adolescentes, “Virada na vida” conta a história de dois jovens, Everaldo e Diana, que por razões diversas, envolvem-se no mundo das drogas. Tentando se recuperar, eles passam por diferentes fases, da euforia à decadência, da alegria à depressão. Com o objetivo de informar e conscientizar os jovens sobre o valor de uma vida saudável, sem dependência às drogas tão ofensivas à saúde, a história nos faz pensar e repensar na vida e nos valores sociais que devemos repassar aos jovens, com a finalidade de conscientizá-los de que eles são capazes de estabelecer uma família firme, proporcionando um lar em equilíbrio e bem estar estendido a todos os seus membros. Assim sendo, acreditamos que estaremos contribuindo para a formação do indivíduo no meio em que vive. Jovens com personalidade sólida são menos propensos à procura do consumo de drogas, são mais esclarecidos sobre os malefícios que elas proporcionam. Por consequência, tornam-se adultos conscientes, que saberão distinguir entre o que lhes faz bem ou o que lhes faz mal.
Para tanto, a peça não para por aí. Esse projeto tem por objetivo aprofundar as discussões sobre as diversas temáticas que envolvem o espetáculo. Na semana seguinte houve uma palestra, com a psicóloga Janaína, que prestou vários esclarecimentos através de perguntas elaboradas pelos próprios alunos que assistiram à peça na escola. E o projeto continua, sempre com a finalidade de conscientizar cada vez mais a cerca desses problemas sociais que tanto abalam as famílias nos dias atuais.
Refletir a respeito desse tema dentro da escola é uma forma de buscar informações relevantes para o combate ao uso das drogas e do álcool. Consequentemente, é um tema que está interligado ao fenômeno Bullying, pois é uma questão de valores ou, pelo menos, a falta desses valores. De acordo com a escritora brasileira, Cleo Fante, pesquisadora legítima por longa data sobre o tema bullying, ela diz: “A educação é o caminho que conduz à paz e, a solidariedade, a tolerância e o amor são ingredientes que compõem o antídoto contra a violência e deve ser aplicado diretamente no coração de cada criança, de cada jovem e, principalmente, no coração daqueles que se dedicam à arte de educar.” Portanto, podemos concluir que a luta contra qualquer tipo de violência deve ser diária e contínua e, a escola deve ser o local onde o aluno se sinta seguro e capaz de se desenvolver de maneira saudável. Ela está fazendo a sua parte, proporcionando condições para que isso ocorra. Se todas as escolas se propusessem a fazer o mesmo, com certeza, tanto o índice da prática do bullying, quanto o índice de consumo das drogas e do álcool diminuiriam... e muito!
A peça fala sobre o consumo de drogas lícitas e ilícitas, principalmente entre os jovens e adolescentes, “Virada na vida” conta a história de dois jovens, Everaldo e Diana, que por razões diversas, envolvem-se no mundo das drogas. Tentando se recuperar, eles passam por diferentes fases, da euforia à decadência, da alegria à depressão. Com o objetivo de informar e conscientizar os jovens sobre o valor de uma vida saudável, sem dependência às drogas tão ofensivas à saúde, a história nos faz pensar e repensar na vida e nos valores sociais que devemos repassar aos jovens, com a finalidade de conscientizá-los de que eles são capazes de estabelecer uma família firme, proporcionando um lar em equilíbrio e bem estar estendido a todos os seus membros. Assim sendo, acreditamos que estaremos contribuindo para a formação do indivíduo no meio em que vive. Jovens com personalidade sólida são menos propensos à procura do consumo de drogas, são mais esclarecidos sobre os malefícios que elas proporcionam. Por consequência, tornam-se adultos conscientes, que saberão distinguir entre o que lhes faz bem ou o que lhes faz mal.
Para tanto, a peça não para por aí. Esse projeto tem por objetivo aprofundar as discussões sobre as diversas temáticas que envolvem o espetáculo. Na semana seguinte houve uma palestra, com a psicóloga Janaína, que prestou vários esclarecimentos através de perguntas elaboradas pelos próprios alunos que assistiram à peça na escola. E o projeto continua, sempre com a finalidade de conscientizar cada vez mais a cerca desses problemas sociais que tanto abalam as famílias nos dias atuais.
Refletir a respeito desse tema dentro da escola é uma forma de buscar informações relevantes para o combate ao uso das drogas e do álcool. Consequentemente, é um tema que está interligado ao fenômeno Bullying, pois é uma questão de valores ou, pelo menos, a falta desses valores. De acordo com a escritora brasileira, Cleo Fante, pesquisadora legítima por longa data sobre o tema bullying, ela diz: “A educação é o caminho que conduz à paz e, a solidariedade, a tolerância e o amor são ingredientes que compõem o antídoto contra a violência e deve ser aplicado diretamente no coração de cada criança, de cada jovem e, principalmente, no coração daqueles que se dedicam à arte de educar.” Portanto, podemos concluir que a luta contra qualquer tipo de violência deve ser diária e contínua e, a escola deve ser o local onde o aluno se sinta seguro e capaz de se desenvolver de maneira saudável. Ela está fazendo a sua parte, proporcionando condições para que isso ocorra. Se todas as escolas se propusessem a fazer o mesmo, com certeza, tanto o índice da prática do bullying, quanto o índice de consumo das drogas e do álcool diminuiriam... e muito!
Fotos da Palestra com a Psicóloga Janaína:
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