O que é o Programa Mais Educação?
O programa Mais Educação trata-se de um programa do Governo Federal, que visa a atender aos alunos em turno integral nas escolas públicas estaduais. Nesse ano, apenas algumas foram contempladas, mas daqui a alguns anos, todas as escolas públicas estaduais terão turno integral. Isso acontece para os alunos do Ensino Fundamental, ou seja, de 1ª a 8ª séries. Eles vêm à escola no seu turno normal para atividades da sua série onde estão matriculados e no turno inverso participam das oficinas de aprendizagem. É o que está acontecendo aqui na escola este ano, por exemplo: as crianças da 3ª,4ª séries, 5º ano, 6ªs séries e 6ºs anos vêm na parte da manhã e participam das oficinas de aprendizagem. Elas chegam às nove horas da manhã, tomam café, participam das atividades, fazem o lanche e têm almoço. A partir da uma hora da tarde, elas têm as suas aulas normais do currículo já estruturado e, vice versa, para os alunos de 7ª e 8ª séries, onde eles têm suas aulas normais de manhã, ficam na escola, almoçam e na parte da tarde participam das oficinas de aprendizagem. Depois, então, há o lanche da tarde.
Foi necessário contratar mais professores e funcionários para trabalharem nesse programa?
Nós não contratamos mais funcionários, mas seria necessário sim. Por outro lado, não tivemos esse retorno de que poderíamos contratar por parte da 14ª Coordenadoria. Quem trabalha com esses alunos são monitores, é um sistema de voluntariado. Eles recebem um certo valor financeiro, que não é muito, é apenas uma representação e assinam um termo de voluntariado para trabalharem. Sim, foi necessário contratar esses monitores para todas as oficinas que disponibilizamos, que são: Alfabetização e Letramento, Matemática, horta escolar, capoeira, canto e coral e prática de laboratório. Todos esses monitores foram selecionados entre vários inscritos que havia e procuramos dar prioridade para aqueles com mais experiência, com um pouco mais escolaridade. Temos pessoas que estão se graduando em Pedagogia, que são alunos do curso técnico e alunos do Ensino Médio, do segundo e terceiro anos e outros que já têm o Ensino Médio completo.
Como foi feita a escolha das disciplinas do programa?
No início de janeiro de 2011, eu e a professora Celina fomos chamadas na 14ª CRE para receber a notícia que a escola foi contemplada com esse programa, de onde veio todo o manual de instruções, todas as formações necessárias para isso, entre elas, havia diversas oficinas pelas quais nós deveríamos optar. Decidimos quem seria a coordenadora do programa e convidamos a professora Neiva Dutra, que é uma pessoa de bastante experiência, de disponibilidade e de boa vontade para trabalhar. Então, decidimos por essas oficinas que já citei, pensando na facilidade de encontrar os recursos humanos no espaço que nós tínhamos na escola e que fosse de interesse do aluno, sendo que Matemática e Alfabetização e Letramento eram obrigatórias, as demais, pensamos em um esporte, a capoeira que não era tão difícil pra encontrar o recurso humano para trabalhar; a horta escolar, devido ao espaço ótimo que nós também temos aqui na escola e poderia reverter pra merenda escolar ou para as famílias; a questão do canto, coral, pensamos na beleza da música, na descoberta de talentos e a prática de laboratório, pela praticidade e bons equipamentos existentes no nosso laboratório.
No próximo ano, esse programa vai continuar?
O programa tem a duração de dez meses. Ele começou em outubro, pegou novembro e parte de dezembro. Interrompe para as férias e o restante continua ano que vem. Continua assim: somente as turmas serão remanejadas, pois tem sempre as crianças que trocam de turma, que trocam de escola, os novos alunos que vêm, de modo que ainda vai ser reorganizado para o programa ter sua continuidade no ano que vem, para completar os dez meses. Ao final desses dez meses, o programa renova, vem mais verbas e serão escolhidas novas disciplinas.
Entrevista com a Diretora da Escola, Jussára Augusta Contri Zimpel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário